Enquanto Globo infantiliza “Senhora do Destino”, Record TV ataca de “Ribeirão do Tempo” adulta

PhotoGrid_1488667052510-1.png

Conforme já informados, nesta sexta-feira (3), a Globo recorrerá a uma versão light de “Senhora do Destino”, “não recomendada para menores de 10 anos”, para o “Vale a Pena Ver de Novo”, no ar a partir de segunda-feira, 13. Na contramão da concorrente, a RecordTV, que dá início à reprise de “Ribeirão do Tempo” nesta segunda-feira (6), manteve a classificação indicativa original do folhetim de Marcílio Moraes, “não recomendado para menores de 14 anos”.

A emissora se aproveita assim da queda da lei que determinava a exibição de conteúdo recomendado para maiores de 12 anos apenas após às 20h – “Ribeirão do Tempo” foi ao ar entre 2010 e 2011 às 22h30. Em março de 2016, quando a lei ainda vigorava, a RecordTV submeteu sua trama, já editada, à avaliação do Ministério da Justiça e conseguiu conquistar o selo “10 anos”. No entanto, optou agora pela manutenção da classificação original.

A Globo, por sua vez, está melindrada com o departamento de classificação indicativa desde a primeira reapresentação de “Senhora do Destino”, quando a novela acabou reclassificada com o selo “12 anos” e precisou sair do ar rapidamente, para que a emissora não fosse obrigada a alterar o horário do “Vale a Pena Ver de Novo” ou tivesse de pagar multa. Mesmo podendo, em 2017, exibir esta versão em suas tardes, o canal achou por bem aplicar novos cortes à obra e exibi-la com o selo “10 anos”.

Na RecordTV, desde o fim da obrigatoriedade de relacionar a classificação indicativa ao horário de exibição, as novelas ganharam tintas mais fortes. Os cortes em “Vidas em Jogo”, por exemplo, nas cenas de sexo e de violência diminuíram consideravelmente. A Globo, contudo, prefere não abusar. “Cheias de Charme”, atual cartaz do “Vale a Pena Ver de Novo”, não padeceu com a “tesoura”, mas “Anjo Mau”, que a sucedeu, teve cenas pesadas rifadas ou readaptadas pela edição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s