[Coluna: Really Dani?] Crítica:  13 Reasons Why – 1° Temporada     

Muitos dizem que se tornou uma modinha, mas é muito pelo contrário. 13 Reasons Why merece respeito pela mensagem que passa. 

Antes de ser lançada pela Netflix esse ano, 13RW era descrita como: “A série produzida pela cantora Selena Gomez”. Depois da estréia, explodiu como uma série de debate sobre Bulliyng e Suicídio que passa uma mensagem de conscientização sobre problemas psicológicos.                                                                                                                                                         

Com uma sinopse que deixa claro seu ponto, 13RW tenta deixar claro que a personagem principal habita a serie, mas não faz mais parte do circulo principal: “Uma caixa de sapatos é enviada para Clay por Hannah, sua amiga e paixão platônica secreta de escola. O jovem se surpreende ao ver o remetente, pois Hannah acabara de se suicidar. Dentro da caixa, há várias fitas cassete, onde a jovem lista os 13 motivos que a levaram a interromper sua vida – além de instruções para elas serem passadas entre os demais envolvidos”.

Com o número crescente de suicídios de adolescentes no mundo, 13RW serve como exemplo para pararmos de vez com o Bulliyng e ataques psicológicos que afligem os jovens nas escolas de todos os países. 

Clay (lindamente interpretado por Dylan Minnete) descobre que sua paixão platônica deixou algumas fitas dizendo o porquê de ter se matado. Clay tenta entender a mensagem que Hannah tenta passar com as fitas. Entender os motivos e causas que a levaram a uma interrupção tão dramática. A cada fita, Clay descobre tudo o que se passou com Hannah, todas as humilhações e sofrimento que a menina passou. Detendo todo esse conhecimento, Clay tenta fazer justiça, mesmo sendo contra as ordens de Hannah. Os outros 12 personagens (mais o Tony) envolvidos tiveram altos e baixos. Suas historias foram contadas magistralmente, o que nos fazia pensar que cada um tem seu lado numa historia. Apesar de relatar alguns problemas com os amigos, foi a partir da fita da Jessica Davis que a historia tomou outro sentindo. Quando Hannah presencia o estupro da mesma, mais tarde descobrimos que Hannah fora estuprada pelo mesmo agressor sexual de Jessica. 

Com um elenco que hoje se torna fabuloso, Os 13 Porquês tem A dinâmica, A historia, e A mensagem. 

Todos devem assistir; aprender e ir contra o sistema da humilhação e aprender que todos somos pessoas. Todos merecem ser respeitados. Apesar do que você passa, aprenda que outros também têm problemas. Assim como Hannah, poderia ser com o Justin que tem problemas com uma mãe drogada, ou com a Jessica que vive com o medo da verdade, ou ate mesmo o Alex que não consegue viver com os pensamentos de ter algo haver com a morte de Hannah. 

“Os 13 Porquês” acabou com um bom gancho para uma eventual temporada que até o momento não foi confirmada pela Netflix. Vamos esperar.

Critica By: Daniel Gomes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s